segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma breve retrospectiva da educação dos surdos no Brasil

O mais antigo registro que menciona sobre a "Língua de Sinais" é de 368 a.C, escrito pelo filósofo grego Sócrates, quando perguntou ao seu discípulo: "Suponha que nós, os seres humanos, quando não falávamos e queriamos indicar objetos uns para os outros nós fazíamos como fazem os surdos mudos, sinais com as mãos, cabeça e demais membros do corpo?" Nessa comunicação de idéias por outros sentidos a comunicação se dá através dos olhos nos sinais feito pelas mãos, expresão facial, corporal e às vezes também sons tudo simultaneamente ou também seqüenciado e a pessoa precisa ficar atenta a todas essas expressões para entender o que está se dizendo. Este é o universo de uma pessoa que utiliza uma língua de modalidade gestual-visual. A comunicação por sinais foi a solução encontrada também pelos monges beneditinos da Itália cerca de 530 d.C, para manter o voto do silêncio. Mas pouco foi registrado sobre esse sistema ou sobre os sistemas usados por surdos até a Renascença mil anos depois. Até o fim do século XV não havia escolas especializadas para os surdos na Europa porque na épocaos surdos eram considerados incapazes de serem ensinados. Por isso as pessoas surdas foram excluídas da sociedade e muitas tiveram sua sobrevivência prejudicada. Existiam leis que proibiam o surdo de possuir ou herdar propriedades, casar-se ou votar como os demais cidadãos.Muitos surdos foram excluídos somente porque não falavam o que mostra que para os ouvintes o problema maior não era a surdez propriamente dita mais sim a falta de fala. Daquela época até hoje ainda muitos ouvintes confundem a habilidade de falar com voz com a inteligência desta pessoa, embora a palavra "fala" esteja etimologicamente ligada ao verbo/pensamento/ação e não ao simples ato de emitir sons articulados. Apesar desse preconceito generalizado, houve pessoas ouvintes que desenvolveram métodos para ensinar surdos a língua oral de seu país como por exemplo, um italiano chamado Girolamo Cardano, que utilizava sinais e linguagem escrita e um espahol monge beneditino, chamado Pedro Ponce de Leon que utilizava além de sinais treinamento da voz e leitura dos lábios. Entre estas pessoas que começaram a educar os surdos algumas acreditaram que a primera ira etapa da educação deles devia ser um ensino da língua falada, adotando uma metodologia que ficou conhecida como "método oralista puro". Outras utilizaram a língua de sinais já cohecida pelos alunos como meio para o ensino da fala, foi o chamado "méodo combinado". Entre os adeptos da segunda proposta estavam os professores Juan Pablo Bonet da Espanha; o Abbé Charles Michel de L'Eppe, da França; Samuel Heinicke e Moritz Hil, da Alemanha; Alexandre Graham Bell, nascido na Escócia mas que morou no Canadá e nos Estados Unidos e Ovide Decroly na Bélgica. Destes professores o mais importante do ponto de vista do desenvolvimento da língua de sinais brasileira foi L'Eppe, porque de seu instituto na França que veio para o Brasil o Profº Huet , um professor surdo que aÀ conite de Dom Pedro II trouxe este "método combinado, criado por L'Eppe para trabalhar com os surdos do Brasil. Em 1857 foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil, o instituto dos Surdos-Mudos , hoje Intituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Foi a partir deste instituto que surgiu da mistura da Língua de Sinais Francesa trazida pelo profº Huet com a Língua de Sinais Brasileira antiga já usada pelos surdos de várias regiões do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais. O Instituto de L'Eppe contribuiu também para o desenvolvimento da LIBRAS porque em 1896 houve nesta escola um encontro Internacional que avaliou a decisão do Congresso Mundial de Professores de surdos que tinha ocorrido em 1880, em Milão. A pedido do governo viajou para França, o antigo Instituto, A.J. de Moura e Silva para avaliar aquela decisão de que todos os surdos deveriam ser ensinados pelo "método oralista puro". Moura e Silva concluiu em seu relatório que este método não podia servir a todos os surdos. Assim o antigo Instituto continuou como um centro de integração para o fortalecimento do desenvolvimento da LIBRAS, pois segundo relatório do Diretor Dr. Tobias Rabello Leite de 1871 esta escola já possuia alunos vindos de várias partes do país e após dezoito anos retornavam às cidades de origem levando com eles a LIBRAS. Fonte: LIBRAS em contexto (curso básico)

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