segunda-feira, 11 de abril de 2011

O QUE É LIBRAS?

 É Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a mesma têm sua origem na Língua de Sinais Francesa.  As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
No Brasil com o engajamento do reconhecimento da Língua de Sinais da comunidade surda, foi criada a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 e seu Decreto 5.626/2005 que garante os direitos dos surdos no seu status linguísticos, oferecendo acessibilidade em todos os níveis (do fundamental à pós-graduação), como a abertura do primeiro Curso de Letras – LIBRAS através da educação à distância.
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, elas não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário