terça-feira, 12 de abril de 2011

SURDO? DA? SURDO-MUDO? MUDINHO? DEFICIENTE AUDITIVO? NÃO OUVINTE? QUAL O TERMO CERTO?


Talvez você tenha uma, ou todas essas interrogações em sua mente. Realmente o mundo dos surdos é cheio de novidades, não é? Então vamos explicar melhor.
Termos como: não ouvinte, mudinho, deficiente, surdo-mudo e DA, não são bem aceitos pela comunidade surda, apesar de alguns profissionais ouvintes usarem ainda.
A comunidade surda gosta de ser referidas como SURDOS, que são aqueles indivíduos que não ouvem ou possuem perda auditiva e usam a Língua de Sinais para sua comunicação. Estão sempre envolvidos nos movimentos surdos como: associações, congressos, torneios esportivos, pontos de encontro dos surdos, igrejas e outros.
Há outro grupo denominado DA, ou Deficiente Auditivo, são os indivíduos que tem perda auditiva, mas fazem uso da língua oral e leitura labial para se comunicar. Geralmente não gostam de ser identificados como surdos e tem uma maior convivência com os ouvintes.
Algumas pessoas acham que todo surdo é mudo, isso é um mito, como já vimos, existem surdos oralizados. A FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, há anos faz a campanha “SURDO-MUDO, CORTE ESSA IDÉIA” com o objetivo de conscientizar a comunidade ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário