segunda-feira, 20 de junho de 2011

Convite aos encontristas do XXXII ENEL para participarem do meu minicurso: INTRODUÇÃO A LIBRAS: UMA ABORDAGEM DOS SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS, LINGUÍSTICOS E SEU USO PRÁTICO


INTRODUÇÃO A LIBRAS: UMA ABORDAGEM DOS SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS, LINGUÍSTICOS E SEU USO PRÁTICO
Autores: Messias Lima Soares (Pós-graduado em Educação Especial, Inclusão e Libras – Instituto Athenas / Faculdade Dom Bosco); Claudia Regina Alves Rodrigues (graduanda do curso de Letras-Literatura – UEMA).

O presente trabalho faz uma introdução da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), abordando seu contexto histórico no Brasil, bem como   os aspectos legais. Terá o momento de Discussões Linguísticas, no qual discorrer-se sobre os mitos estabelecidos socialmente com relação às línguas de sinais, e em seguida será feito um comparativo das Propriedades das Línguas e das Línguas de Sinais. Também, serão ensinados os Parâmetros da LIBRAS tais como: Configuração de Mão, Ponto de Articulação (localização), Movimento, Expressão facial e/ou corporal e Orientação/Direção. Além disso, os participantes terão a oportunidade de aprender e praticar a Língua de Sinais usada em contextos triviais de comunicação prática. Todavia, tem-se como objetivo apresentar a LIBRAS como uma língua e propiciar o seu uso prático no cotidiano a partir do ensino de saudações e expressões idiomáticas. No mini-curso será utilizada a metodologia de aula expositiva participada a partir da explicação do conteúdo ora mencionado, com apresentação de vídeos de conversação e sinalização, além de dinâmicas, e do ensino da sinalização e expressões não manuais.
Palavras-chave: LIBRAS; Aspectos-históricos; Aspectos-legais; Discussões Linguísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário